"Brincar é a atividade principal da criança...e é indispensável para desenvolvimento intelectual, motor, afectivo e social dos bebés"
"Brincar é a atividade principal da criança. Uma criança que não brinca chama tanto a atenção como uma que não come. É muito importante que os pais compreendam que brincar não é uma perda de tempo, antes pelo contrário: é indispensável para desenvolvimento intelectual, motor, afectivo e social dos seus filhos.
Nas crianças, brincar é uma via natural de expressão. Permite-lhes explorar e entender o mundo que as rodeia através de todos os seus sentidos, e proporcionar-lhes os meios para transformar sentimentos e ideias em acções. Através do jogo, o bebé aprende a conhecer e a dominar as diferentes partes do seu corpo e as suas funções, a orientar-se no espaço e no tempo, e a entender o mundo que está à sua volta.
As brincadeiras de criança são as que surgem espontaneamente nos cuidados quotidianos. Não necessitam de nenhuma explicação, e estão relacionadas com as que os nossos pais também fizeram connosco. Como exemplo, podemos citar algumas brincadeiras de criança que todos conhecemos: enquanto lhe damos de comer, fazemos de conta que a colher é um aviãozinho; ou o embalamos, quase inconscientemente, quando o temos ao colo; ou brincamos com as suas pernitas enquanto lhe mudamos a fralda. Este tipo de jogos favorece o vínculo, em primeiro lugar com a mãe, o pai, e depois com outras crianças e adultos."
Telma Batista - Psicóloga
2 comentários:
Olá professora Teresa,
tive agora acesso ao seu blog e fiquei bastante interessada! Parabéns pelo trabalho :)
Já fui sua aluna de mestrado, na ESE, e queria perguntar-lhe se posso divulgar o blog, junto das minhas colegas?
Obrigada e um beijinho.
Sara Silva
Olá Sara
Obrigada...Sim claro divulgue à vontade...é publico e gosto de saber a opinião de quem o vê- Bjs
Enviar um comentário