domingo, 21 de fevereiro de 2016

SETE RAZÕES PARA LER COM AS CRIANÇAS
 

 
O hábito de ler ou contar histórias constitui uma preciosa ferramenta para o relacionamento afetivo entre pais e filhos mas, acima de tudo, contribui para o desenvolvimento pessoal, social e intelectual das crianças e para um melhor desempenho escolar.
As crianças que contactam com os livros todos os dias – através da leitura ou pelo simples ato de ouvir histórias – estão mais preparadas para desenvolver a criatividade, a imaginação e o sentido estético.
É importante que, num ambiente familiar, se crie um momento agradável e harmonioso, para que os pais e as crianças possam desfrutar da leitura, como um verdadeiro ato de prazer, criando com o livro uma relação de apreço. A leitura partilhada é uma atividade bastante divertida, que auxilia a criança no seu crescimento e formação enquanto indivíduo e na sua relação com o Outro e o Mundo.
Sete razões para ler com as crianças:
  1. Ouvir ler em voz alta, ler em conjunto, conversar sobre livros desenvolve a inteligência e a imaginação.
  2. Os livros enriquecem o vocabulário e a linguagem.
  3. As imagens, as informações e ideias dos livros alargam o conhecimento do mundo.
  4. Quem tem o hábito de ler conhece-se melhor a si próprio e compreende melhor os outros.
  5. Ler em conjunto é divertido e reforça o prazer do convívio.
  6. Os laços afetivos entre as crianças e os adultos tornam-se mais fortes.
  7. A leitura torna as crianças mais calmas, ajuda-as a ganhar autoconfiança e poder de decisão.
(Extraído do site da CONFAP – Confederação Nacional das Associações de Pais)                  6361
 
Estamos a construir as várias ÁREAS DA NATUREZA nas Salas dos mais pequeninos.
Sim vamos ter a NATUREZA, um pouco pela Sala, mas também vamos recorrer aos Espaços Exteriores...
Vamos ter vários espaços com elementos da Natureza...
 
 

sábado, 20 de fevereiro de 2016

Uma Caixa  com areia,  conchas, pedras, estrelas do mar, cavalos marinhos...
um grupo de Bebés e uma Equipa de Sala atenta e motivada
Descobrir, Explorar, Interagir...
O contacto com a natureza, neste caso areia e elementos associados ao mar, é uma das atividades mais apreciadas pelos bebés...
 
 
 









Uma Caixa  só com objetos de Madeira,  um grupo de Bebés e uma Equipa de Sala atenta e motivada
Descobrir, Explorar, Interagir...
O JOGO HEURISTICO POTENCIADOR DE TANTAS DESCOBERTAS
As fotos são as possíveis, tendo em conta a necessidade de garantir a identidade de cada bebé...

 
Goldschmied (1987) utiliza, para este tipo de brincadeira exploratória por parte da criança, o termo de brincadeira heurística. Visto que o foco de atenção da crianças está na descoberta dos objetos por meio da manipulação e experimentação
Ao observar e manipular os objetos, “a criança regista as suas características sensoriais (forma, cor, dimensão, textura) e desenvolve a perceção. […] Portanto, esta atividade oferece à criança uma “estimulação” visual, táctil e até auditiva, que a ajuda, entre outras coisas, a desenvolver a sua perceção das formas e das dimensões” (Ferland, 2006)

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
Também quero um espaço igual a este!!!!

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Em dia de S. Valentim o vermelho dominou as decorações de toda a escola...
Com os mais pequeninos,  mais uma sessão de DESCOBERTA ATIVA através do
O Jogo Heurístico - Descobrir e Explorar utensílios com cor VERMELHA e COM DIFERENTES TEXTURAS









 

Brincar ao Carnaval com os mais pequeninos
O Jogo Heurístico - Descobrir e Explorar alguns Adereços de Carnaval
 
 


 
 
Precisávamos de uma planta na Sala...por isso fomos às comprasA Sala Rosa de 1 ano está a organizar a Área das Ciências e para tal já reuniu: Conchas, areia, pinhas, pedras...mas faltava a primeira planta, para colocar junto ao nosso peixe e embelezar a Sala.
Aproveitando uma manhã de sol, os nossos meninos foram às compras sentadinhos no Comboio. Quando chegaram à Loja de Plantas, quase frente ao Colégio, descobriram as árvores, vasos, pedras, plantas, flores...tanto para explorar... De regresso o Comboio trazia mais pedras e uma linda planta já em flor. Vamos repetir, porque precisamos de mais plantas...e porque é importante sair da Sala e conhecer a COMUNIDADE.