Um bom artigo sobre as BIRRAS dos nossos pequeninos...filhos, netos, educandos,...
ver artigo completo:
http://educacaoparaquetequero.blogs.sapo.pt/birras-e-outros-desafios-4982
(obrigada Juca do BLOGUEFÓLIO...sempre atualizada, sempre a partilhar!!!!
(obrigada Juca do BLOGUEFÓLIO...sempre atualizada, sempre a partilhar!!!!
Desde que nascem, muitas crianças dão enormes dores de cabeça aos seus pais devido àquilo que, comummente, chamamos de birras. As birras são geralmente observadas pela primeira vez entre os 12 e os 18 meses de idade (embora algumas crianças comecem muito antes). Nestas idades, as birras podem ser consideradas parte normal do desenvolvimento e são, normalmente, encaradas como uma tentativa das crianças comunicarem quaisquer sentimentos de insatisfação ou frustração temporária. Mas, muitas destas ditas birras prolongam-se no tempo e começam a ser uma resposta habitual, ocupando uma parte significativa da vida da criança. Estes acessos de raiva, se assim os podemos chamar, deixam de ser denominados de birras e entram no campo do comportamento disruptivo, um comportamento deliberado de resistência e oposição às regras...




