O espelho grande na Sala dos mais pequeninos
Foi a primeira vez que os bebés exploram o espelho
Sobre o espelho foram colocados objetos que contribuíram para realizar a exploração
"O espelho é um importante instrumento para a
construção da identidade.
Por meio das brincadeiras que faz em frente
a ele, a criança começa a reconhecer sua imagem e as características físicas
que integram a sua pessoa". Por isso deve constar da lista de itens
essenciais em uma sala de aula, podendo ser usado em atividades específicas,
mas também ficar disponível para que a criança o utilize quando desejar. Rosana
Ziemniak, coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Magister, de
São Paulo, recomenda que além do espelho fixo, o professor também tenha um
espelho móvel que possa "passear" pela sala.
"O trabalho com espelho é maravilhoso
porque ajuda a criança a perceber que ela tem um corpo que ocupa um espaço
único e que ela não pode ocupar o espaço do outro", completa Rosana
Ziemniak."
- Construção e
reconhecimento da autoimagem e da identidade
- Desenvolver a organização
espacial
- Promover a socialização"
Sem comentários:
Enviar um comentário