domingo, 15 de dezembro de 2013

O espelho grande  na Sala dos mais pequeninos
Foi a primeira vez que os bebés exploram o espelho
Sobre o espelho foram colocados objetos que contribuíram para realizar a exploração
"O espelho é um importante instrumento para a construção da identidade.
Por meio das brincadeiras que faz em frente a ele, a criança começa a reconhecer sua imagem e as características físicas que integram a sua pessoa". Por isso deve constar da lista de itens essenciais em uma sala de aula, podendo ser usado em atividades específicas, mas também ficar disponível para que a criança o utilize quando desejar. Rosana Ziemniak, coordenadora pedagógica da Educação Infantil do Colégio Magister, de São Paulo, recomenda que além do espelho fixo, o professor também tenha um espelho móvel que possa "passear" pela sala.
"O trabalho com espelho é maravilhoso porque ajuda a criança a perceber que ela tem um corpo que ocupa um espaço único e que ela não pode ocupar o espaço do outro", completa Rosana Ziemniak."
 
- Construção e reconhecimento da autoimagem e da identidade
- Desenvolver a organização espacial
Promover a socialização"
 




Sem comentários: